A ética do cuidado na Arteterapia

Argila – Espelho da auto expressão
27 de julho de 2016
O Mosaico na reconstrução do ser envelhecente
27 de julho de 2016

A ética do cuidado na Arteterapia

O presente minicurso  propõe viabilizar um espaço para reflexão e vivência da Ética do cuidado em Arteterapia, tendo em vista o sujeito na sua integralidade e o profissional Arteterapeuta. A metodologia empregada é a vivência arteterapêutica por meio da técnica da colagem e pesquisa com fundamentação teórica em Jung, Cortella, Boff, Tommasi, Nering, entre outros. Entende-se que, viabilizando a vivência da teoria por meio da prática, possibilita-se  melhor reflexão e compreensão sobre o tema proposto. Ética é um termo cunhado na antiguidade que continua sendo importante nos dias atuais, seja no contexto individual, coletivo, pessoal ou profissional. Sem a ética provavelmente as relações  sociais seriam inviáveis. Para viver em sociedade é necessário ter uma conduta que leve em consideração as relações sociais em suas possibilidades e limites, portanto uma conduta ética, na qual os valores sejam construídos e compartilhados, onde as pessoas estejam conscientes  das suas responsabilidades frente às escolhas e ao mesmo tempo sintam-se respeitados em suas escolhas. A arteterapia desenvolvida em grupo, como no caso deste minicurso, oferece um espaço para o desenvolvimento individual em interação grupal e também  um conjunto de atividades  que facilita o encontro com diferentes pessoas, onde diferentes demandas são elencadas, e onde a ética do cuidado em arteterapia pode ser dialogada e vivenciada, sem  a preocupação estética, a pressão de que tudo saia perfeito, sem avaliação artística ou comparação. O que de fato interessa é que cada participante sinta-se acolhido e possa expressar-se criativamente, estimulando-o a desenvolver-se como um ser ético saudável, que use a liberdade de escolha com responsabilidade e cuidado, que acolha a escolha do outro e assim cada um no grupo poderá expressar-se livremente sob a égide da ética do respeito mútuo.

Edeltraud Fleischmann Nering

Facilitadora: Edeltraud Nering

Edeltraud Fleischmann Nering:Artista Visual. Especialista em Arteterapia. Especialista em          Aconselhamento e Psicologia Pastoral. Docente  da  Pós-graduação Arteterapia da Faculdade São Fidelis/  CENSUPEG. Palestrante e Coordenadora de Oficinas para grupos. Arteterapeuta e Massoterapeuta no  Espaço Terapêutico Aroma e Cor,  em Rio Negrinho – SC. Sócia fundadora e Secretária da Associação  Catarinense de Arteterapia.

Sonia tommasi

Facilitadora: Sônia Tommasi

Sonia M. B. Tommasi: Psicóloga. Mestre em Psicologia da Saúde. Doutora Ciências da Religião. Esp. em    Musicoterapia e Psicologia Analítica. Presidente Fundadora da Oscip: Arte Sem Fronteiras. Sócia fundadora    e Vice-Presidente da ACAT. Escritora, idealizadora e organizadora da Coleção Anima Mundi (Vetor Editora).   Coord. e docente da Pós-graduação em Arteterapia da Faculdade São Fidélis/CENSUPEG.

INSCREVA-SE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *